Vereador Batista Matos morre por complicações da Covid-19 em São Luís — Foto: Divulgação

O vereador João Batista Matos (Patriota), de 46 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (31) em São Luís por complicações da Covid-19. A notícia foi confirmada pela assessoria do parlamentar em comunicado nas redes sociais. Ele estava internado desde o último dia 15 de março em um hospital da capital, após ser infectado pelo novo coronavírus.

Atualmente, o vereador era vice-líder do governo municipal na Câmara de São Luís. João Batista Matos era natural de São Luís e era formado em Rádio e TV pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Antes de atuar na vida política, ele trabalhou nos jornais “O Estado do Maranhão”, “O Imparcial” e nas emissoras de rádio FM Esperança, Mirante AM e Timbira.

Batista Matos ingressou na vida política no ano de 2004, quando disputou pela primeira vez uma vaga na Câmara Municipal de São Luís.

Ele ainda disputou mais quatro eleições nos anos de 2008, 2012, 2016, 2018 e 2020, ocupando cargos de suplência que lhe garantiram o exercício do mandato em algumas ocasiões. Mas, foi somente no ano de 2020 que o falecido foi eleito pela primeira vez ao cargo de vereador da capital maranhense.

PERDEU ELEIÇÃO, MAS VENCEU CÂNCER

Em 2018, Batista perdeu as eleições, mas venceu um câncer um ano depois. No dia 10 de fevereiro, o parlamentar fez um pronunciamento na tribuna da Câmara relembrou a trajetória politica, a luta contra um câncer e agradeceu a Deus, à sua família e aos seus 2.506 eleitores pelo apoio na conquista do mandato de vereador por São Luís.

“Nossa primeira campanha foi em 2004, onde tivemos 1.782 votos. Na eleição de 2008, obtivemos 2.999, deixando de nos eleger por 80 votos. Em 2012, conseguimos 4.369 votos. No pleito de 2016, foram 4.075 votos. Em 2019, descobri um câncer, mas Deus nos abençoou com a cura. Veio 2020 e tivemos 2.506 votos, votação que nos permitiu ser titular no mandato de vereador. E, em tudo isso, digo que fica claro a “Mão de Deus”, destacou Batista.

Antes de ter sido infectado pelo novo coronavírus, o parlamentar participou de uma entrevista à Web Rádio FM Alô Maranhão, onde destacou a importância de criar uma mentalidade de empreendedorismo desde cedo para reaquecer a economia.

“Desde pequeno nós não fomos ensinados a empreender, mas hoje o que nós precisamos fazer é mudar o curso natural a partir da base, estimulando e ensinando desde cedo nossas crianças sobre a importância do empreendimento”, afirmou.

A declaração ocorreu durante um bate-papo mediado pelos apresentadores Carlos Brandão e Jonas Mendes – ancoras da emissora, com a participação do jornalista Isaías Rocha, editor deste blog.