A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), publicou na página 03 do Diário da Assembleia (DDA), edição de nº 076 da última quarta-feira (20), uma incorreção da Ata da 3ª Sessão Preparatória da 19ª Legislatura, da Primeira Sessão Legislativa para a eleição da Mesa Diretora da Casa referente ao biênio 2021 – 2023, realizada dia 06 de maio de 2019.
O que chama a atenção é que a ‘incorreção’ tenha ocorrido quase dois anos depois do processo de escolha, justamente, depois que o blog começou a apontar alguns vícios de inconstitucionalidade na antecipação da eleição com ‘cara de truque’ que foi travestido de procedimento.
DOCUMENTO
Clique aqui para fazer o download do Diário da Assembleia com ‘incorreção’
Outro fato estanho na ‘incorreção’ da ata é que a publicação não informa o ‘onde se lê’ e o ‘leia-se’ levantando ainda mais suspeita de ilegalidade no ato que confirmou uma reeleição ilegítima que põe em xeque o futuro político do deputado Othelino Neto (PCdoB).
Conforme já destacamos em matérias anteriores, o chefe do legislativo estadual garantiu sua reeleição graças ao Projeto de Resolução nº 928/2019, aprovado em abril de 2019, permitindo a antecipação da eleição da Mesa Diretora. Inicialmente prevista para acontecer somente no dia 1ª de fevereiro de 2021, o processo de escolha foi antecipado dois anos antes, segundo apurou o blog, com a justificativa de interferência do processo eleitoral municipal em 2020.
Se a irregularidade não for contestada, o comunista ficará ilegalmente no comando da Casa por toda atual legislatura num processo eivado de vícios de inconstitucionalidade. Ao republicar a ‘incorreção’, quase dois anos depois de ter sido ‘reeleito’, o comando do legislativo acaba acusando o golpe ao demonstrar, inclusive, certo incômodo com as postagens desse blog.
O deputado Hélio Soares, que foi único dos 42 parlamentares que não participou do ato ilegal, deve ingressar na justiça para impedir a posse de Othelino Neto marcada para o próximo dia 1º. No entanto, esse é um assunto para a próxima matéria.
VEJA TAMBÉM:
Othelino mantém sonho pelo Senado, mas reeleição ilegítima põe em xeque o futuro politico
Assembleia Legislativa ‘legalizou’ desrespeito às normas constitucionais
Relator revela divergências em projeto que antecipou reeleição de Othelino Neto
Eleição antecipada na Assembleia do Maranhão pode ter sido inconstitucional
Antecipação de eleição na Assembleia tem ‘cara de truque’ travestido de procedimento