Aumentou o número de multas de trânsito aplicadas na BR-135 este ano, no Maranhão, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgadas nesta segunda-feira (11). De janeiro até o momento, foram registradas mais de 5 mil multas.

O maior índice foi observado no mês de março, com 2.207 registros. As infrações mais comuns captadas pelas barreiras eletrônicas e pardais foram excesso de velocidade e ultrapassagem perigosa. O máximo permitido ao longo de toda a rodovia federal é 60 km/h.

De acordo com o artigo 218, da Lei 9.503/1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “transitar em velocidade superior à máxima permitida” pode ser considerado infração média, grave ou gravíssima (a depender da velocidade) sujeito à penalidade de multa ou suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão do documento de habilitação em caso de repetições.

Já o artigo 203 do mesmo código afirma que a ultrapassagem perigosa pode ser considerada infração gravíssima, sujeita à multa que pode ser aplicada em dobro em caso de reincidência no período de até 12 meses da infração anterior.