De professor a vereador: conheça a história do menino negro e pobre que virou jornalista e encontrou no próprio bairro a chance de mudar de vida

Frase de sua genitora que inspirou sua trajetória de lutas e conquistas

O vereador João Batista Matos (Patriota), de 46 anos, que morreu na manhã desta quarta-feira (31) por complicações da Covid-19, era dono de uma extensa lista de serviços prestados à capital maranhense. Quem costumava vê-lo no plenário Simão Estácio da Silveira nem imagina o que ele passou para conseguir ocupar uma das 31 cadeiras do Palácio Pedro Neiva de Santana, sede da Câmara de São Luís.

Uma das primeiras batalhas vencidas foi a dificuldade na infância. Nascido em uma família humilde, era filho de uma mãe que lavou roupa e também cuidou da casa dos outros. Aos 40 dias de seu nascimento foi morar com outros familiares no município maranhense de Bacabal, mas retornou sete anos mais tarde, quando sua mãe, Dona Clenir – que foi exemplo de conquista para o filho – já era auxiliar de enfermagem concursada do hospital Dutra e do Hospital Infantil.

VOZ DA PERIFERIA NO RÁDIO

Batista sempre estudou em escola pública, mas nunca viu isso como empecilho para a realização de seu sonho. No entanto, foi preciso muita determinação para superar todos os obstáculos impostos pela vida. Os empecilhos que, como costumava dizer, serviram como provas para capacitá-lo a enfrentar grandes desafios. Com isso, o sonho de se tornar um grande comunicador virou uma realidade, sendo aprovado anos mais tarde para o curso de Comunicação Social – Radialismo na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

VEJA TAMBÉM:
Após vencer luta contra câncer, vereador Batista Matos perde batalha contra Covid-19
Colegas de parlamento lamentam morte do vereador Batista Matos

Embora tenha se formado na área de comunicação, Batista começou sua carreira atuando como professor de inglês e membro de uma Ong francesa. A história do parlamentar se confunde com a de milhares de brasileiros. A diferença, entretanto, é que além de se orgulhar do seu passado, ele ousou ser mais, batalhou e encontrou no próprio bairro a chance de mudar de vida, conforme veremos mais abaixo.

A vivência atuando por anos com entidades comunitárias e no dia-a-dia das redações de O Estado do Maranhão, O Imparcial e nas rádios Mirante, FM Esperança e Timbira AM, permitiram que o falecido entendesse sua vocação para a política. Muito mais que isso, entendesse a vocação para atender as necessidades do seu povo, da sua gente.

Daí pra frente, Batista engajou-se nas lutas e tornou-se um grande guerreiro das causas sociais. O pontapé inicial foi com a criação de bibliotecas comunitárias, reestruturação de escolas e o esforço para que a água chegasse às casas de centenas de moradores da Alemanha, bairro onde cresceu e militava.

Incomodado por sempre ouvir que sua região era muito violenta, o parlamentar foi à luta e conseguiu a reforma da Praça da Alemanha. Um grande feito, com um valor incalculável. Pois, segundo ele, não foi construído apenas um local de bate-bola, foi estabelecido um espaço onde crianças, jovens e adultos interagem opor meio do esporte da cultura e do estudo.

UMA LUTA CONTRA CRIMINALIDADE

Batista conquistou novos benefícios para a região, como a chegada da 2° Companhia da Polícia Militar e a implantação de um Telecentro de informática em parceria com o Conselho Cultural que ele era presidente; Ministério da Justiça, Secretaria de Segurança, Polícia Militar e Senac/Sesi. Com esta vitória, o saudoso personagem dessa história possibilitou a muitos jovens e adolescentes um futuro com melhores possibilidades. Muitos já se formaram nos cursos de capacitação, como informática e auxiliar administrativo.

Pra se ter uma ideia do ganho da comunidade, a rua mais famosa da Alemanha, a Rua 4, antes era conhecida como a rua dos integrantes de membros das gangs Bota Preta e da GA (Garotos da Alemanha). Hoje esta rua é conhecida como a que tem dois grandes times de futsal, o Juventude e o Pé na Jaca. “Saiu a gang e a arma, entrou o esporte, a cultura e a inclusão digital. Assim vamos mudando nossa comunidade e nossa história”, costumava dizer.

A luta por melhor qualidade de vida motivou nosso amigo a ir em frente e brigar por melhorias estruturais. Primeiramente vieram os serviços de água e esgoto, logo após, o asfaltamento e pavimentação das ruas, seguido, do incentivo à cultura e ao esporte.

Parlamentar com seus familiares após sessão solene na Câmara

CONHEÇA A TRAJETÓRIA ATÉ A CÂMARA

Batista disputou cinco eleições nos anos de 2008, 2012, 2016, 2018 e 2020, ocupando cargos de suplência que lhe garantiram o exercício do mandato em algumas ocasiões. Em uma dessas oportunidades em que assumiu o mandato, ele se destacou com discursos enfáticos em defesa dos direitos da população.

Uma das batalhas encaradas pelo vereador foi à luta contra o aumento abusivo da Caema onde na época, juntamente com a promotora Lítia Cavalcante, impediu o aumento de quase 90% em 2011.

Mas, foi somente no ano de 2020 que o falecido foi eleito pela primeira vez ao cargo de vereador da capital maranhense. Antes disso, teve passagens atuando no Executivo Municipal como secretário de Comunicação. Batista lutou para ver os ludovicenses mais felizes, por isso, procurou e conquistou com a Prefeitura a reforma das pontes do Ipase, no Caratatiua; local onde muitas pessoas circulam diariamente, tanto a pé quanto em seus veículos.

Além disso, o esforço não parou e foi possível a recuperação do antigo Canal do Caratatiua, hoje Avenida Mauro Bezerra. O local era um verdadeiro lixão, com esgoto e sem nenhuma estrutura. Sem falar na falta de segurança. Mas, com muita perseverança, Batista solicitou à administração municipal e a obra foi feita. Hoje, quem passa pela avenida Mauro Bezerra, pode observar a organização, alegria e segurança que os moradores desfrutam.

No Campo da Veneza, que atende moradores do Apeadouro, Alemanha, Caratatiua, João Paulo e Monte Castelo, destinado ao futebol, o que se via era lama, lixo e um lugar frequentado por usuários de drogas. Porém, com a ação do saudoso parlamentar, as coisas melhoraram 100%. O gramado foi completamente recuperado, o lixo e o esgoto foram retirados, a arquibancada está recebendo uma cobertura e a iluminação chegou. Com isso, as crianças, jovens e adultos da comunidade têm um espaço de lazer de qualidade.

PERDEU ELEIÇÃO, MAS VENCEU CÂNCER

João Batista Matos Viana Pereira era casado com a arquiteta Liana Ramalho com quem tem dois lindos filhos, Samuel e Daniel. Em 2018, Batista perdeu as eleições, mas venceu um câncer um ano depois. No dia 10 de fevereiro de 2021, o parlamentar fez um pronunciamento na tribuna da Câmara relembrando a trajetória politica, a luta contra a doença e agradeceu a Deus, à sua família e aos seus 2.506 eleitores pelo apoio na conquista do mandato de vereador por São Luís.

“Nossa primeira campanha foi em 2004, onde tivemos 1.782 votos. Na eleição de 2008, obtivemos 2.999, deixando de nos eleger por 80 votos. Em 2012, conseguimos 4.369 votos. No pleito de 2016, foram 4.075 votos. Em 2019, descobri um câncer, mas Deus nos abençoou com a cura. Veio 2020 e tivemos 2.506 votos, votação que nos permitiu ser titular no mandato de vereador. E, em tudo isso, digo que fica claro a “Mão de Deus”, destacou Batista.

LEI TAMBÉM:
Vereador Batista Matos é internado em estado grave por complicações da covid-19
‘Fortalecer o empreendedorismo é fundamental para São Luís’, diz Batista Matos

Antes de ter sido infectado pelo novo coronavírus, o parlamentar participou de uma entrevista à Web Rádio FM Alô Maranhão, onde destacou a importância de criar uma mentalidade de empreendedorismo desde cedo para reaquecer a economia.

“Desde pequeno nós não fomos ensinados a empreender, mas hoje o que nós precisamos fazer é mudar o curso natural a partir da base, estimulando e ensinando desde cedo nossas crianças sobre a importância do empreendimento”, afirmou.

A declaração ocorreu durante um bate-papo mediado pelos apresentadores Carlos Brandão e Jonas Mendes – ancoras da emissora, com a participação do jornalista Isaías Rocha, editor deste blog.

IMAGENS QUE FALAM E EMOCIONAM

Batista Matos foi diagnosticado com a Covid-19 e estava internado em estado grave desde a semana passada. No último sábado (27), seu quadro piorou e diante da situação, os familiares pediram oração, clamando a Deus pela vida do vereador que era vice-líder do governo na Câmara.

Nos perfis das redes sociais do parlamentar, a assessoria de imprensa reforçou o convite com uma imagem impactante dos dois filhos do vereador em posição de oração. A legenda emocionante pedia aos amigos para repetir o gesto. “Queridos irmãos e irmãs, peço vossas orações junto a Samuel, Daniel, Liana e a Igreja por minha saúde”, destacou.