Combate a discriminação contra população negra foi uma das promessas de campanha do candidato; cidade que ele vai administrar tem maioria de habitantes negros, segundo o IBGE.
Com uma campanha marcada pela presença quase que exclusiva de homens e brancos – nas ruas e no palanque -, Eduardo Braide (Podemos), prefeito de São Luís eleito no dia 29 do mês passado, tem o desafio de mostrar ser capaz de montar uma equipe mais diversa e representativa, nomeando secretários negros e mais mulheres para comandar as principais pastas.
Das 22 secretarias, 12 já tiveram nomes divulgados, mas nenhuma será comandada por negros e apenas quatro serão chefiadas por mulheres. O combate a discriminação contra negros foi uma das promessas de campanha do candidato. O foco da promessa tem um motivo: a cidade tem a maioria da população formada por negros, segundo o IBGE.
Por isso que no dia 23 de novembro, durante entrevista ao JM2, da TV Mirante, em resposta ao questionamento sobre a atenção a negros e mulheres em seu plano de governo, Braide afirmou que seu plano dá atenção a essa parcela da população.
“Primeiro, falar que nosso Plano de Governo fala exatamente desses itens. A questão dos negros, está voltado ao combate a qualquer tipo de discriminação, qualquer ela que seja”, destacou.
ALTO ESCALÃO SEM PARIDADE
Esse combate a esse tipo de discriminação ainda não foi cumprido no alto escalão do governo, pois das 22 pastas, pelo menos doze já foram definidos e ainda restam o anúncio dos nomes de 10 secretários, mas sem a nomeação de nenhum negro dos que estiveram na campanha. Além disso, até aqui, a presença de mulheres também segue sem paridade de armas já que elas são menos da metade dos homens. Os nomes anunciados são:
Verônica Pires – secretária de Projetos Especiais;
Simão Cirineu – secretário Municipal de Planejamento;
José de Jesus Azzolini – secretário Municipal de Fazenda;
Kátia Bogéa – presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico;
Rosângela Bertoldo – secretária Municipal de Assistência Social;
Marcos Affonso – titular da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania;
David Col Debella – secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP);
Bruno Duailibe – procurador-geral do Município;
Diego Rodrigues – titular da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (SEMIT);
Nádia Quinzeiro – titular do Instituto de Previdência e Assistência do Município (IPAM);
Enéas Fernandes – secretário Municipal de Governo (SEMGOV);
Joaquim Haickel – secretário Municipal de Comunicação (SECOM).
SEM VIDA FÁCIL NO PARLAMENTO
O mandato também terá embates no legislativo municipal. O grupo de parlamentares que estiveram com Duarte Júnior, adversário de Braide no segundo turno, também pode se tornar uma preocupação na Câmara Municipal de São Luís, já que o bloco é composto por 14 vereadores.
Com uma bancada de 17 edis, Braide pode contar com o apoio de pelo menos cinco dissidentes dos quatorze que poderão integrar a oposição ou a ala de independentes.