Eduardo Braide é eleito novo prefeito de São Luís

Spread the love
Eduardo Braide chegando na sessão de votação neste domingo (29) — Foto: Paulo Soares

Eduardo Braide, do Podemos, foi eleito prefeito de São Luís neste domingo (29), no segundo turno. O resultado saiu às 18h22, com 95,56% das urnas apuradas. Braide tinha 55,87% dos votos válidos, totalizando 260.886.

Braide venceu Duarte Júnior (Republicanos) e ficará no cargo de prefeito a partir de janeiro de 2021. Será o primeiro mandato de Braide como prefeito na capital e a vice dele será Esmênia Miranda (PSD).

A primeira parcial da apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) saiu por volta das 17h45. A partir daí, foram cerca de 45 minutos até a confirmação da eleição de Eduardo Braide.

Por volta das 18h45, a apuração dos votos em São Luís foi concluída. Veja a votação de cada candidato:

  • Eduardo Braide (Podemos): 270.557 votos (55,53%)
  • Duarte Júnior (Republicanos): 216.665 votos (44,47%)

As abstenções em São Luís em 2020 somaram 25,85%, o que representaria 180.904 votos.

Durante a noite, Braide foi para o comitê de campanha e fez um discurso para uma multidão de apoiadores. Ele agradeceu os votos, o apoio da família, a vice-prefeita, e disse vai governar especialmente para aqueles que mais precisam

“Eu quero agradecer a minha família. Agradecer a meu pai, um homem de 70 anos, que foi atacado nesta eleição. Eu sempre disse, na campanha inteira, que meu compromisso é com vocês, é com o povo de São Luís. (…) Aqui quem ganhou foi o povo. Eu faço questão de dizer isso porque é para o povo que iremos governar, especialmente para aqueles que mais precisam. Nossos votos foram livres, votos de consciência, votos verdadeiros”, declarou Eduardo Braide.

Propostas durante a campanha

Durante a campanha, Eduardo Braide disse que pretende transformar São Luís em uma cidade humana, participativa, inteligente e sustentável. Suas propostas foram pontuadas em 19 eixos de trabalho em áreas como saúde, educação, cultura e turismo, mobilidade urbana, proteção animal, geração de emprego, renda e transporte público.

Para o transporte, por exemplo, Braide afirmou que aumentar o tempo do bilhete único, garantir a Guarda Municipal nos terminais e criar os ônibus expressos, que vão fazer viagens de terminais para terminais sem parada.

Na educação, o candidato afirmou que a prioridade é colocar para funcionar bem o que já existe. Prometeu reformar todas as escolas municipais, colocando água nos banheiros, arrumando os telhados, colocando internet e ar-condicionado nas salas de aula. Disse que fará as creches de tempo integral em São Luís e garantir atendimento médico e dentista para os alunos dentro das escolas.

Já na saúde, Eduardo Braide afirma que pretende criar as Clínicas da Família, que representa a a reforma da Atenção Básica do Município de São Luís. Além de prestar os atendimentos básicos, as clínicas terão oferta de exames laboratoriais, ultrassom, Raio-X e eletrocardiograma no mesmo local. Braide também se comprometeu a construir Unidades Básicas de Saúde, ampliar o número de equipes de Estratégia de Saúde da Família e Saúde Bucal; e criar o programa Ônibus da Saúde, efetivando atendimento móvel nas comunidades.

Sobre Eduardo Braide

Eduardo Braide nasceu em São Luís, tem 44 anos, é casado e pai de duas meninas e um menino. É formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão.

Braide já havia tentado ser prefeito em 2016, quando chegou ao segundo turno, mas perdeu por uma diferença apertada para Edivaldo Holanda Jr.

Na vida pública, Braide já foi presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), secretário municipal de Orçamento Participativo em São Luís, duas vezes deputado estadual e atualmente é deputado federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *