O domingo foi de definições na Série D do Campeonato Brasileiro. Com 34 jogos, todos ao mesmo tempo, no início da noite, foram formados os 16 confrontos da primeira fase de mata-mata da competição nacional. Agora, apenas 32 clubes seguem na briga pelo acesso à Série C de 2019 e, claro, pelo título na quarta divisão nacional.
Os 16 melhores primeiros colocados ficaram de um lado da lista de confrontos, no chamado Bloco I, cada um posicionamento de acordo com a numeração do seu grupo. No Bloco II, ficaram o pior primeiro colocado (Linense) e os 15 melhores segundos colocados, também posicionados de acordo com a numeração de seus grupos. Os times do Bloco I, por terem melhores campanhas que seus rivais no mata-mata, têm o direito de fazer a partida de volta em casa.
Este primeiro mata-mata da Série D vai acontecer nos dois próximos domingo, com os jogos de ida no dia 3 e os da volta no dia 10.
Jogos de ida (dia 3.jun)
Santos-AP x Manaus
Rio Branco-AC x Independente
Altos x Nacional
Cordino x Ferroviário
Flu de Feira x Moto Club
Imperatriz x América-RN
Brasiliense x Sergipe
Itabaiana x Campinense
URT x Treze
Novo x Iporá
Linense x Sinop
Novorizontino x Macaé
Inter de Lages x Uberlândia
Maringá x Caxias
Brusque x Tubarão
Novo Hamburgo x São José
Jogos de volta (10.jun)
Manaus x Santos-AP
Independente x Rio Branco-AC
Nacional x Altos
Ferroviário x Cordno
Moto Club x Flu de Feira
América-RN x Imperatriz
Sergipe x Brasiliense
Campinense x Itabaiana
Treze x URT
Iporá x Novo
Sinop x Linense
Macaé x Novorizontino
Uberlândia x Inter de Lages
Caxias x Maringá
Tubarão x Brusque
São José x Novo Hamburgo
De onde vêm os classificados?
Maranhão, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os estados com mais representantes neste primeiro mata-mata da Série D; cada um avançou com três times para a segunda fase. Logo em seguida aparecem Amazonas, Sergipe, Paraíba, Minas Gerais e São Paulo, com dois cada. E, fechando a lista, Acre, Pará, Amapá, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia, Brasília, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Paraná.