Convenção confirma nomes de João Martins e Magal como candidatos a prefeito e vice em Bequimão

Spread the love

Em convenção partidária histórica, realizada na noite desta terça-feira (15), na Fazenda Jacarerana, na cidade de Bequimão, os partidos MDB, PT, PSC, PV e PP oficializaram a candidatura de João Martins (MDB) à Prefeitura de Bequimão. Sidney Nogueira (Magal) compõe a chapa como vice.

João Martins (MDB) destacou a importância da união do grupo político comandado pelo atual prefeito Zé Martins. “Se for da vontade de Deus e o povo permitir, serei prefeito de Bequimão e farei o máximo de mim para servir nosso povo. Se eleito for, farei uma gestão participativa, ouvindo a população, conversando com o povo e trabalhando com responsabilidade”, frisou.

“Quero mandar um recado e dizer aos bequimãoenses que têm dúvidas com quem caminhar: venham pra cá! Aqui a gente respeita o povo. Eu já falei: quem for fraco, que se quebre. Aqui se trabalha com responsabilidade. É por isso que o povo está conosco, porque acredita no trabalho deste grupo”, destacou João Martins.

O ato político teve público estimado em mais de 2 mil pessoas, incluindo correligionários fieis ao grupo, além de novas adesões. Autoridades estaduais e municipais, lideranças políticas, comunitárias e religiosas, pré-candidatos a vereador, integrantes da imprensa local, regional e da capital maranhense estavam na convenção.

PRESTAÇÃO DE CONTAS COM O POVO DE BEQUIMÃO

Emocionado, o prefeito e presidente do MDB de Bequimão, Zé Martins, prestou contas de seu trabalho à frente da Prefeitura e destacou sua luta para reconstruir um município que estava em colapso quando ele recebeu em janeiro de 2013. “Todo mundo sabe como recebi o município de Bequimão: um município destruído, tanto na saúde, educação e infraestrutura. Na saúde, recebi uma Unidade Mista abandonada, sem médicos, sem medicamentos, com centro cirúrgico interditado há três anos pela Vigilância Sanitária.

Quem era internado naquela unidade de saúde tinha que levar um penico de casa, já que os banheiros eram sujos e entupidos. Até creolina foi colocada em cabeça de paciente. Hoje, graças à minha luta e ao compromisso da ex-governadora Roseana Sarney com o povo de Bequimão, temos um hospital de 20 leitos, funcionando 24h, com 18 médicos, em várias especialidades, com 5 ambulâncias funcionando, medicamentos na farmácia básica, profissionais qualificados e comprometidos com a saúde pública de Bequimão. Somos referência no Maranhão em saúde de baixa e média complexidade. Fomos premiados várias vezes”, disse Zé Martins, agradecendo também aos servidores que se empenharam no combate ao novo coronavírus.

Na educação, Zé Martins destacou os avanços e disse que ser prefeito é para homens sérios e comprometidos com o povo. “Nossos alunos andavam de de pau de arara (caminhão). Hoje, nossos estudantes vão para a escola em ônibus. Consegui 9 veículos escolares e acabei com os pau de arara. A educação de Bequimão teve a melhor nota do IDEB, bem à frente até mesmo da capital São Luís. Isso é compromisso, isso é trabalhar pensando no bem estar da população. Vou trabalhar até o último dia de dezembro, como sempre fiz, com dedicação e horando cada voto que recebi do povo de Bequimão, que acreditou em mim e me deu 2 mandatos”, destacou Zé Martins.

Para finalizar seu discurso, Zé Martins lembrou de como eram as estradas. “Nossas estradas vicinais eram ruins, estreitas. Quando vinha uma carro na contra mão, um tinha que entrar no mato para o outro passar. Hoje é bem diferente; já ampliei e construí mais de 400 quilômetros de estradas na zona rural, além substituir pontes de madeira por bueiras de concreto. Sou o prefeito que mais construiu poços artesianos em Bequimão.

Até desafio alguém mostrar qual outro prefeito fez mais por Bequimão do que eu. Ser prefeito não é um mar de rosas, minha esposa Vânia Martins sabe de minhas angústias. Governar no período da abonância é fácil, mas quero ver administrar na crise e manter tudo funcionando, como fiz nesses quase 8 anos de gestão”, finalizou Zé Martins, bastante emocionado ao falar da morte de Carlos Alberto. Sobre esse tema, ele garantiu ao público que irá cobrar das autoridades de segurança a apuração dos responsáveis pela morte de seu aliado, que foi classificado pelo prefeito como um homem trabalhador, respeitador e leal.

AUTORIDADES FIRMES COM JOÃO MARTINS

O evento político contou com a presença do prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes, que defendeu João Martins como o melhor nome para Bequimão. “João Martins tem história como um homem público, preocupado com o desenvolvimento da região do Litoral Ocidental Maranhense. Conheci João Martins através do programa Líder, implantado por meio do Sebrae, que qualifica e fortalece o empreendedorismo em nossa região, uma das mais pobres do Maranhão. Hoje tenho João Martins como um amigo, que ajudou Guimarães. É por isso que tenho certeza que João Martins é o melhor nome para Bequimão, pela sua experiência em gestão adquirida por onde passou”, disse o prefeito.

Quem também foi categórico ao falar da experiência de João Martins como gestor foi o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores de Bequimão e companheiro de chapa, Sidney Nogueira (Magal). “João Martins é um homem qualificado, preparado, e é por isso que estamos juntos mais uma vez. Quando fechamos essa aliança em 2016 com o prefeito Zé Martins, já dizíamos que esta aliança não seria apenas para uma eleição, e a prova está aqui. Vamos caminhar juntos mais uma vez, com um só propósito: trabalhar para melhorar a vida dos bequimãoenses e fazer Bequimão cada vez melhor para se viver”, destacou Magal.

O deputado estadual Zé Inácio defendeu a aliança com o MDB, o nome de João Martins como candidato a prefeito e o fortalecimento do grupo político comandado pelo atual prefeito Zé Martins. “Desde que fechamos essa aliança em 2016, já dizíamos que seria uma parceria pra mais de 20 anos. Ganhamos em 2016 com Zé Martins e agora vamos ganhar novamente com João Martins e Magal. A política é para homens sérios e por isso que fazemos parte da família 15. Me coloco à disposição, para, a partir de janeiro de 2021, ajudar o povo de Bequimão com o João Martins prefeito. É necessário também que tenhamos vereadores comprometidos com o povo e com a gestão municipal”, finalizou Inácio, que também ressaltou a experiência exitosa de João Martins à frente de órgãos importantes como a Codevasf e Sebrae.

HOMENAGENS

A pedido de João Martins, o irmão Geovane Souza, da Igreja Assembleia de Deus, fez uma oração pedido sabedoria e proteção a Deus. No final do ato político, o Ancião da Igreja Adventista, Américo Queiroz, também fez uma oração, rogando por benção e agradecendo pelo momento vivido em Bequimão.

Também foi prestada uma homenagem ao saudoso líder quilombola, Carlos Alberto, que faleceu no último final de semana, vítima de um acidente, após vândalos destruírem uma ponte na estrada da comunidade Ariquipá. Lideranças quilombolas, como o professor Thito Fábio, Fábio Silva (Fabinho), Creuber Pereira, Francisco Macedo (Pinininho) o o irmão de Carlos Alberto, Clademir Reis Pereira, descreveram o poder de liderança de Carlos Alberto dentro das comunidades quilombolas, assim como sua luta pelo bem estar de seu povo. Carlos Alberto era pré-candidato a vereador. As lideranças quilombolas prometem manter firme a luta defendida por ele em prol dos mais humildes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *