Com um discurso bem humorado e uma reflexão sobre o valor da união entre as pessoas, o delegado de Polícia Civil, Marcos José de Moraes Affonso Junior agradeceu, na tarde desta quarta-feira (06), o título de cidadania honorária de São Luís, que recebeu na Câmara Municipal. Marcos Affonso inspirou aos presentes ao falar da honraria de receber uma homenagem da cidade que o acolheu.

888d21e3-2ab9-478e-9301-331af8582daf

— Pra esse titulo foi uma certidão de nascimento de algo que já sentia. Desde que cheguei aqui eu sempre me sentir um ludovicense. Só tenho a agradecer pela homenagem — declarou o convidado.

A iniciativa da homenagem foi do vereador Fábio Câmara (PMDB), amigo do homenageado há anos.

— A homenagem é uma forma de reconhecer tudo que o delegado Marcos Affonso fez pelo estado e por São Luís — exaltou. O parlamentar, que fez a entrega do título, chamou o amigo de “um bom filho, um pai amoroso, calmo e de fala baixa “, características estas citadas por familiares do homenageado.

O vice-presidente do Legislativo, vereador Francisco Carvalho (PSL), dirigiu a sessão e declarou que a capital maranhense é devedora dessa congratulação.

44ac9079-19de-4474-821e-dc8949f91464

— A Câmara estava devendo essa homenagem. Às vezes, quando estamos homenageando uma pessoa, na verdade, já fomos homenageados por ela — disse referindo-se à dedicação do delegado às diversas atividades das quais participa no setor da segurança da capital.

CONVIDADOS

Também participaram da solenidade de homenagem, os vereadores Armando Costa (PSDC), Ricardo Diniz (PCdoB), José Joaquim (PSDB) e Rômulo Franco (DEM); o secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Breno Galdino de Araújo, que na ocasião representou o prefeito de São Luís, Edivaldo de Holanda Júnior (PDT); o ex-secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchoa; o delegado Augusto Barros; a Corregedora Geral do Estado, Ana Karla Silvestre Fernandes, entre autoridades, amigos e familiares.

6db044e2-91aa-41a1-bfd9-7c6f1575415c

PERFIL

Marcos José de Moraes Affonso Júnior nasceu no município de Belém, Pará, no dia 16 de agosto de 1967. Formou-se em Direito pela Universidade da Amazônia (Unama), em 1994. Chegou a São Luís, na década de 1998, quando ingressou na Polícia Civil do Maranhão. Com 46 anos de idade, dos quais 17 anos foram dedicados à carreira de delegado, Marcos Affonso já atuou em diversos setores da segurança pública, chegando a ocupar o cargo de Secretário de Segurança do Estado.

Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNINTER e Especialista em Gestão Integrada de Segurança Pública pela UNISUL, o homenageado comandou as investigações para apurar as mortes ocorridas nos presídios maranhenses. Durante quase duas décadas de servidos prestados à população maranhense, Marcos Affonso participou da Comissão de Combate ao Crime Organizado, foi Presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil por dois mandados. Ocupou a chefia das superintendências de Estadual de Investigações Criminais, de Polícia Civil da Capital e do Interior, delegado regional de Açailândia, titular da Delegacia de Entorpecentes da Região Metropolitana, entre outras funções.