O número de candidatos a vereador em Bacabeira, município localizado na Região Metropolitana, é o maior já registrado na cidade em seus quase 26 anos de emancipação. São 128 na disputa por 11 vagas no Legislativo Municipal neste ano. A quantidade de candidatos a prefeito é mesma do que na eleição municipal passada, são dois nomes na disputa.
Conforme dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de candidatos a vereador no município aumentou apenas 24 postulantes, em relação a 2016. À época, foram 104 candidatos.
Fazendo uma análise de concorrência, são 14,08 candidatos disputando uma das cadeiras do Legislativo Municipal. A briga por uma vaga na Câmara de Bacabeira promete ser tão acirrada que vai colocar como rivais nas urnas até dois irmãos.
O atual vereador José Benedito Pereira Torres – o Arrumadinho, filiado ao PSB, terá entre seus 127 rivais o irmão, o pescador José Carlos Pereira Torres, o Carlos Torres (PSL). Os dois irmãos não vão se enfrentar apenas na disputa por vaga na Câmara. Eles também estão de lados opostos na eleição para prefeito.
Arrumadinho pertence ao PSB, que tem como candidato o ex-prefeito José Venâncio Corrêa Filho – o Venancinho (DEM), que deve enfrentar uma batalha judicial por conta de sua ficha corrida. O PSL de Carlos Torres é uma das legendas que apoiam a candidatura da atual prefeita Fernanda Gonçalo, do PMN, que busca a renovação do mandato.
Não é a primeira vez que eles travam embates nas urnas. Em 2016, por exemplo, Carlos ficou fora da Câmara mesmo obtendo mais votos que irmão. Após ocupar a suplência em duas oportunidades, ele espera lograr êxito no pleito deste ano.