Três estudantes da rede estadual de ensino estão concorrendo a uma vaga para representar o Maranhão no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Francisco Serra, estudante do 2° ano do Ensino Médio na escola C.E. Profª Maria Pinho; Abisai Lourenço, 1° ano do Ensino Médio, e Gabriel Soares (2° ano do ensino médio), ambos do C.E Profª Maria Helena Duarte, disputam um mandato de dois anos, como representante oficial do estado no Parlamento, além de participar da reunião do PMJ no Uruguai.
A votação teve início no último domingo (30) e se estenderá até este sábado (5), pelo endereço eletrônico do PJM. Só serão aceitos votos de jovens entre 14 e 18 anos; apenas um voto por candidato, para cada estado; necessário ter um CPF e um e-mail válidos para votar.
O jovem eleito participará ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.
O Parlamento Juvenil do Mercosul busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.