Francimar Jacintho será a primeira mulher a comandar a Câmara de São José de Ribamar

Spread the love

Em seu primeiro pronunciamento, parlamentar garantiu que não decepcionará os colegas

Vereadora Francimar foi eleita por unanimidade (Fotos: Marcos Salles)

A vereadora Francimar Jacintho (PL) foi eleita na madrugada desta sexta-feira, dia 1º de janeiro de 2021, a primeira mulher presidente da Câmara de Vereadores na história de São José de Ribamar. A parlamentar, que comandará a Casa pelos próximos dois anos, venceu por unanimidade, já que a eleição da Mesa Diretora contou com apenas uma chapa inscrita.

Com restrição de público, a solenidade teve transmissão pelas redes sociais e com flashs ao vivo pela Rádio Mais FM (99.9 Mhz), objetivando oferecer ao cidadão a oportunidade de acompanhar todos os detalhes desta importante festa da democracia.

A Sessão Solene foi presidida pelo parlamentar mais idoso entre os presentes, vereador Serra Alta (Republicanos), conforme determina o Regimento Interno da Casa. Para auxiliar os trabalhos, ele contou com o apoio das vereadaras Thays Negão (PDT) e Elisa Lima (PSL), a mais jovem da Casa.

Encabeçando chapa única, Francimar elegeu-se após uma grande articulação motivada por muito debate e articulação. Também foram escolhidos os demais membros da Mesa Diretora, para o biênio biênio 2021-2022. A parlamentar disse que a experiência que teve enquanto funcionária da Casa e também acompanhando seu pai, o ex-vereador Mazinho, vai ajudar no diálogo entre os parlamentares oposicionistas e governistas. Ela garantiu ainda que não decepcionará os colegas.

Em seu pronunciamento, a presidente eleita disse que buscará equilíbrio diante da grande diversidade do Legislativo e harmonia para a condução dos trabalhos este ano. Ea afirmou que também manterá o compromisso com a austeridade.

“É preciso mostrar para a sociedade, especialmente com a pandemia, que essa Casa dará um exemplo de austeridade, dedicação e entrega. O meu compromisso será, manter as mesmas condições de trabalho para os vereadores e corpo técnico da Casa.”, afirmou.

Atribuições do presidente

O cargo de presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar tem entre as principais funções manter a ordem dos trabalhos legislativos, dar publicidade aos Atos da Casa e zelar pelo cumprimento do Regimento Interno.

Também é de competência do presidente da Casa anunciar e convocar as sessões plenárias e as reuniões da Mesa Diretora, dar posse aos vereadores e suplentes, além de exercer a chefia do Executivo Municipal, em casos específicos previstos na lei.

QUEM É ELA?
Filha do ex-vereador Mazinho, Francimar Lima Silva Jacintho, tem 44 anos, é casada e mãe de dois filhos. Natual de São José de Ribamar, é funcionária  pública, tem formação superior e fez sua estreia na politica no pleito deste ano.

Eis a nova composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São José de Ribamar:

Presidente: Francimar Jacintho (PL)

Vice: José  Lindoso

2° vice: Moisés  Gama

1° secretaria: Thais Negão

2° secretaria: Juliano

3° secretaria: Jordão  Reis

4° secretaria:  Antônio  Ludovico

Pelos próximos quatro anos, os vereadores que vão compor a Câmara de Vereadores de São José de Ribamar são:

PDT
Thays Negão
Aldiran Guerreiro

PL
Chrystianne Dourado
Francimar Jacintho

PP
Mario Santos
J Lindoso
João Carlos da Silva

PSL
Elisa Lima
Dodó Diniz de Santaninha

PTB
Jordão Reis
Marlene Monroe

Republicanos
Serra Alta
Juliano

Avante  
Luciana Lauande

Cidadania
Dudu Diniz

PMB
Irmã Nalva

PROS
Moisés Gama

PSB
Cicero da Matinha

PTC
Cloves do J Câmara

PV
Divalmir

SD
Professor Cristiano

1 pensou em “Francimar Jacintho será a primeira mulher a comandar a Câmara de São José de Ribamar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *