Jamys Gualhardo é a aposta do PDT à Câmara de São José de Ribamar

Spread the love
Jamys Gualhardo,  trajetória que surgiu mediante demandas das comunidades

O servidor público Jamys Gualhardo, de 34 anos, que desempenha uma importante atuação comunitária na região do Parque Vitória, Jardim Turu, e Araçagy, revela que pretende ingressar na vida pública a partir deste ano, quando concluir o curso de Direito pela Faculdade Pitágoras, de São Luís. Gualhardo diz se espelhar em representantes de comunidades como ele, o qual classifica de “espécie de referencial para os moradores, sobretudo em regiões pobres”.

O bacharel em direito que é titular do blog homônimo — importante ferramenta usada para denunciar o caos e reivindicar melhorias aos bairros do município — será a aposta do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de São José de Ribamar à Câmara de Vereadores. A legenda tem como pré-candidato à prefeito, o empresário José Benedito Pinto, mais conhecido como Jota Pinto, que é ex-deputado e ex-secretário de Articulação Política de São Luís.

— Como líder comunitário, eu sempre acompanhei a situação de abandono em que vivem os moradores do Parque Vitória, Jardim Turu, e Araçagy…, bairros da região limítrofe de São José de Ribamar. Com o abandono do Poder Público, eu resolvi reagir e lancei um blog para denunciar o caos em que vivemos. Como líder comunitário, acabo sendo uma espécie de referencial para os moradores. Eu tenho na própria atuação comunitária a inspiração necessária para ingressar na vida pública, pois são os líderes comunitários que assumem perante as pessoas do local onde moram a responsabilidade, o zelo e o cuidado por todas as questões de interesse da comum — declarou ela num bate-papo com o editor do blog.

Jota Pinto é a esperança das comunidades na Prefeitura de Ribamar, diz Jamys

Jamys Gualhardo resolveu mudar de partido no último prazo de filiação para quem pretende sair candidato a prefeito ou vereador nas eleições de 04 de outubro deste ano. Ele diz que pretende se candidatar a vereador no pleito de outubro próximo visando uma das vinte e uma cadeiras do parlamento ribamarense. No próximo ano, a Câmara vai sair das atuais 17 para 21 vagas depois de aprovação de projeto de resolução aprovada na Casa no ano passado. Caso tenha o nome aprovado em convenção partidária e seja eleito, o objetivo dele será turbinar a eficácia de projetos por meio do Legislativo com foco na infraestrutura, educação, saúde, segurança e desenvolvimento econômico e social das comunidades que estão localizadas nas regiões limítrofes.

— O povo ribamarense clama por melhorias, transparência e desenvolvimento. São vários os problemas que afetam o município, problemas estes que são direitos básicos fundamentais de qualquer cidadão, tais como: saúde, educação, segurança, etc. Temos alguns projetos em mente, mas no momento oportuno iremos mostrar à população, uma vez que no momento a legislação não permite. Pretendo trabalhar para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população. No entanto, destaco que o trabalho do legislador é indicar as obras e insistir com o governo para que elas sejam realizadas — disse.

Jamys sempre esteve na luta para melhorar a qualidade de vida dos moradores

Iniciante no meio político, Gualhardo conta que a experiência será “completamente nova”. Mesmo assim, o líder comunitário demonstra empolgação com o novo desafio. A ideia do pré-candidato é tirar do papel projetos direcionados para a área da capacitação e, principalmente, para os jovens.

— Hoje eu percebo um cenário de total descrença política, pois há 20 anos São José de Ribamar está abandonada pelo poder Executivo e Legislativo Municipal. A Câmara pode me ajudar a fazer um serviço mais direcionado, principalmente, para os jovens que hoje muitos estão sem foco e sem orientação profissional — analisa o aspirante a vereador que também é um combatente em relação a má prestação do serviço da BRK Ambiental – concessionária de saneamento básico, se tornando uma espécie de fiscalizador da empresa.

Líder comunitário está em constante luta por desenvolvimento das comunidades

QUEM É ELE?

Conheça o pré-candidato a vereador:

– Jamys Henrique Gualhardo Sousa, servidor público da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) de São Luís, tem 34 anos. Nascido m São Luís, no dia 03 de julho de 1985, é filiado ao PDT. Líder comunitário e blogueiro, ele é casado, pai e está prestes a concluir o curso de Direito pela Faculdade Pitágoras.

Sua primeira experiência nas urnas foi em 2016, quando lhe despertou o interesse pela política partidária e filiou-se ao Partido Progressista (PP) [que passou a se chamar “Progressistas” em 2019], onde disputou as eleições daquele ano por São Luís e conquistou 516 votos, ficando como suplente na legislatura 2017-2020.

Lazer e cultura também sempre foi uma de suas bandeiras de luta

HISTÓRIA DE VIDA
A história de vida dele é bastante interessante. Morador da região dos Parques, exatamente no Alto do Turu, há mais de 25 anos , ele é filho do policial civil aposentado Aldo Soares e da Tec. Administrativa e professora, Soraya Gualhardo.

Jamys Gualhardo foi criado por Diana Soares e Maria do Socorro, sua avó, sempre com muito esforço, ambas sempre lhe deram educação e carácter como principal instrução de vida. Ele começou a trabalhar muito cedo, aos 11 anos, não por necessidades, mas como espelho de toda sua família, principalmente do seu pai. Ele chegou ao Parque Vitória, passou a vender coco na feira, nas padarias e nos comércios da região.

Entrou na SMTT aos 17 anos como aprendiz e formalmente aos 18. No entanto, aos 21 passou no seu primeiro concurso justamente para o órgão público que lhe abriu as portas para novos horizontes, onde está desde então.

Jamys também tem ações positivas na área do meio ambiente

Aos 22 anos, casou com Mary Reis onde estão juntos há 16 anos. Da relação, nasceram Clara Arielly, de 12 anos e Asaph Pietro, de 1 ano e 4 meses. Mesmo com o tempo corrido, Jamys conseguiu ingressar na faculdade de Educação Física, mas não chegou a concluir. Seu seu maior sonho é ingressar na área de segurança pública, seguindo os passos do seu genitor, para isso, ingressou no curso de Direito da Faculdade Pitágoras onde está concluindo sua graduação faltando apenas colar grau e apresentar a monografia.

TRAJETÓRIA COMO LÍDER COMUNITÁRIO
Sua luta na comunidade começou em março de 2016, quando participou ativamente da maior manifestação que a região já viu, alcançando com os moradores vários anseios. Além disso, participou de outros movimentos, sempre com voz ativam e colhendo benefícios que favor da coletividade.

Líder comunitário em mais uma de suas ações positivas

De 2016 até hoje, serviu como um canal ativo entre a comunidade e o poder público, usando uma importante ferramento: o blog para exposição dos problemas inerentes às comunidades desta região. Ele conta que a população lhe encorajou a buscar uma vaga na Câmara de São José de Ribamar, uma vez que em 2017, uma discussão na Assembleia Legislativa ficou definido que a região do Parque Vitória permaneceria em São José de Ribamar e só haveria volta pra São Luís, após ter um plebiscito entre ambas as populações.

Ele diz que é pré-candidato à vereador de São José de Ribamar na busca de fiscalizar com mais vigor o executivo, fazendo com que mais benefícios possa beneficiar a coletividade.

Jamys, sua esposa e filhos, em momentos de lazer em família

1 pensou em “Jamys Gualhardo é a aposta do PDT à Câmara de São José de Ribamar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *