Os governadores do Maranhão, Flávio Dino (PC do B); do Ceará, Camilo Santana (PT); e do Piauí, Wellington Dias (PT), assinaram o contrato de rateio para a reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS) retomando as ações de turismo da “Rota das Emoções”, em cerimônia realizada nesta terça-feira (26), no Palácio Henrique de La Roque, em São Luís.

Governadores do CE, Camilo Santana; do MA, Flávio Dino, e do PI, Wellington Dias (Foto: Karlos Geromy)

A “Rota das Emoções” envolve cinco cidades do Maranhão (Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro); quatro no Piauí (Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Prata) e cinco no Ceará (Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara).

Pelo acordo, será criada uma comissão composta por integrantes do Sebrae, representantes das secretarias estaduais de turismo e dos municipios envolvidos no roteiro turístico. Também ficou definido os três Estados farão investimentos de R$ 500 mil, totalizando R$ 1,5 milhão para investimentos no setor.

O protocolo de intenções do Consórcio Interestadual tem objetivo de priorizar atividades para os setores do turismo e da cultura, realizar políticas de desenvolvimento, promoção e retomada das ações que viabilizam o desenvolvimento sustentável das regiões dos Lençóis Maranhenses, litoral do Piauí e litoral Norte do Ceará.

Com o apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), ficou definido que o roteiro será apresentado durante a feira de turismo de aventura “ITB Berlim”, que será realizada em março. A ideia, proposta pelo presidente do Instituto, Vinícius Lummertz, foi aprovada pelos governadores e pelo secretário executivo do Ministério de Turismo, Alberto Alves, durante a solenidade.