O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) informou nesta sexta-feira (12) que enviou recomendação à secretária Municipal de Saúde de Imperatriz (MA), Conceição Madeira, requerendo a imediata regularização do fornecimento de alimentação, água e material de limpeza aos estabelecimentos da rede de saúde mental (Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III, Caps Álcool e Drogas, Caps Infanto Juvenil e Residência Terapêutica).
Após o recebimento de denúncia apontando os problemas, o MPMA constatou a precariedade no fornecimento de alimentos e material de limpeza e a interrupção do fornecimento de água.
“Em todos os estabelecimentos da rede de saúde mental de Imperatriz faltam alimentos básicos para fornecer lanches e refeições. A situação é similar em relação aos materiais de limpeza. Inclusive, faltam equipamentos de proteção individual, como luvas, botas e máscaras”, disse o promotor Newton Bello Neto, titular da 5ª Promotoria de Justiça Especializada em Defesa da Saúde.
Além de Newton Bello Neto, assinaram a Recomendação os promotores de justiça Alline Matos Pires, titular da 4ª Promotoria de Justiça Especializada em Defesa do Idoso e das Pessoas com Deficiência; e Alenilton Santos, titular da 9ª Promotoria de Justiça Especializada em Defesa da Infância e Juventude.