Por prática de nepotismo, o Ministério Público do Maranhão (MP-MA) pediu a indisponibilidade de bens do prefeito de Vargem Grande, a aproximadamente 175 Km de São Luís. De acordo com o promotor de justiça Benedito Coroba, o Almoxarifado, a Secretaria de Assistência Social e o Centro de Educação Infantil do município possuem funcionários que são parentes dos chefes da Controladoria Geral do município, da Secretarias de Obras e da Secretaria de Saúde de Vargem Grande.

Enquadrados na Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Ferderal, os atos configuram nepotismo, de acordo com o Ministério Público. O pedido do dia 10 de outubro solicita a indisponibilidade de bens do gestor da cidade por improbidade administrativa. A ação também pede o afastamento, a exoneração e a anulação dos atos de nomeação, assim como o ressarcimento dos valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio dos parentes dos chefes das secretarias.

CASOS

Ana Kássia Garreto de Sousa, com cargo comissionado na Secretaria Municipal de Assistência Social, e o diretor do almoxarifado da prefeitura, Antonio Garreto de Sousa, são cunhados do secretário de Obras, José Sousa Barros Filho. Também detentora de cargo comissionado na secretaria municipal de assistência, Carla Danielle Mesquita de Mesquita é irmã da secretária de Saúde, Carla Nicoly Mesquita de Mesquita.

No centro de educação Infantil do município, a diretora Maria Gorete Leite Costa é tia da controladora geral do Município, Thais Kellen Leite de Mesquita.