Revelamos, no final do mês de setembro, que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), pode fazer ‘barba, cabelo e bigode’ nas eleições deste ano no Maranhão.

Hoje, entretanto, é possível afirmar que o chefe do Legislativo maranhense também trabalha para garantir a representatividade de duas mulheres no Congresso Nacional.

Na campanha deste ano, o parlamentar mostrou que paridade de gênero na política também exige um trabalho de articulação em favor da participação feminina.

Othelino, que demonstra ser estrategista político hábil, caminha para renovar o mandato por mais quatro anos. E ainda ajudar na eleição da irmã, Flávia Alves (PCdoB), na disputa por uma das 18 vagas reservadas ao Maranhão na Câmara dos Deputados.

Com seu apoio, o ex-governador Flávio Dino (PSB) pode conseguir a única vaga no Senado, com uma grande votação. O empenho tem um motivo: a esposa do deputado estadual, a vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PSB), concorre ao cargo de 1ª suplente de Dino.

Caso Lula vença as eleições presidenciais deste ano, o ex-governador maranhense é cotado a assumir um Ministério no futuro governo petista e, com isso, terá que ser substituído no Senado pela esposa do mandatário do parlamento estadual.

Caso venha se confirmar, esse resultado demonstrará não apenas a força política de Othelino, mas também o levará a cogitar outras possibilidades no futuro como, por exemplo, em 2026 quando duas das três vagas no Senado estarão em disputa. Esse, entretanto, é um assunto para nossa próxima abordagem.

Em tempos de desinformação e pandemia, o blog do Isaías Rocha reforça o compromisso com o jornalismo maranhense, profissional e de qualidade. Nossa página produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.