Os prefeitos de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PCdoB), e de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, embarcam nesta embarcam nesta sexta-feira (30), para a China, onde irão discutir a vinda de um negócio bilionário para o município de Bacabeira. Também integram a comitiva, o empresário Celso Gonçalo, conselheiro da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema).

Eles integram a comitiva do vice-governador, Carlos Brandão, que dará sequência às negociações com a empresa chinesa CBSTEEL, na perspectiva da implantação de uma siderúrgica no estado, além de tratar de outros assuntos ligados a investimentos chineses no Maranhão.

O projeto da China Brazil Xinnenghuan International Investment (CBSteel) envolve uma usina siderúrgica que produzirá fio máquina, numa primeira fase, e vergalhões, numa segunda, com investimento total de US$ 8 bilhões.

Durante a viagem Carlos Brandão continuará as tratativas iniciadas há cerca de dois anos, período em que vem coordenando as conversas sobre investimentos chineses no Maranhão e a possível chegada de uma siderúrgica em nosso estado.

“Tudo está bem adiantado, mas devemos tratar o assunto com toda a cautela possível para não gerar falsas expectativas, como já aconteceu no passado. Sabemos de nossa imensa responsabilidade quando se trata desse assunto. Estamos confiantes no sucesso da missão e com a esperança de que, em breve, daremos uma grande notícia aos maranhenses”,

(Carlos Brandão)

De acordo com Fernanda Gonçalo, prefeita de Bacabeira, a siderúrgica já tem um terreno, que foi feito em cessão pelo Município e o Governo do Estado, assim como a Prefeitura já concluiu a negociação de impostos, ficando assim previsto para iniciar as obras em 2018.

O projeto internacional vai gerar milhares de empregos diretos e indiretos que vão influenciar diretamente na economia de Bacabeira e Santa Rita. Tanto Hilton como Fernanda Gonçalo, já comunicaram Câmara Municipal da viagem que vão fazer para fora do país. A comitiva deve retornar na próxima quinta-feira (6).

Hilton Gonçalo vem acompanhando as negociações envolvendo o governo do Maranhão e o governo chinês, desde que venceu a eleição para prefeito, assim como sua esposa, que venceu em Bacabeira. A dupla se reúne de forma frequente com o vice-governador Carlos Brandão (PSDB), que é o responsável pelo projeto, uma vez que o governador Flávio Dino (PCdoB) lhe atribuiu essa função.