A Câmara Municipal de São Luís abriu ontem os trabalhos do ano de 2015. A sessão solene comandada pelo presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PMN), teve o domínio de um tema: o fim do projeto da refinaria no Maranhão, anunciada no inicio da semana passada pela Petrobras.

O vereador Antônio Marcos, o Marquinhos (PRB) lamentou o cancelamento do empreendimento e lembrou, em entrevista à reportagem, que o projeto foi um compromisso firmado pelo ex-presidente Lula e pela presidente Dilma Rousseff com o povo maranhense. “Houve esse compromisso político, então temos que trabalhar esse aspecto, pois esse cancelamento foi uma perda muito grande para o Maranhão”, disse.

A vereadora Barbara Soeiro (PMN), por outro lado, classificou como “um desrespeito à História do Maranhão” a decisão do governo federal, por meio da Petrobras, de cancelar o projeto da refinaria Premium I de Bacabeira.  “O investimento foi apresentado como uma das grandes realizações no Estado”, diz a vereadora, que questiona, agora, o ressarcimento das perdas de quem acreditou no projeto e fez investimentos na região.

ATAQUE E DEFESA       

Os termos mais duros contra a medida de cancelar o projeto partiram do presidente do legislativo, vereador Astro de Ogum (PMN). Ele afirmou que não acreditava que a refinaria viria para o Maranhão e classificou o projeto como ‘ficção agradável’. “Categoricamente que essa refinaria seria apenas uma promessa e não sairia do papel. Em minha opinião, a refinaria de Bacabeira foi uma ficção agradável”, declarou.

 

Em contraponto às cobranças, o vereador Pedro Lucas (PTB), procurou demonstrar otimismo com o quadro. Dizendo-se que ontem recebeu a informação de que os três senadores maranhenses estariam reunidos envolvidos com as articulações para buscar uma solução em torno do projeto da refinaria no Maranhão.

“Existe uma unidade política, em nível nacional, que pode trabalhar no sentido de retomar esse projeto. O Maranhão tem hoje o vice-presidente da Câmara Federal que é o deputado Waldir Maranhão (PP) e fui informado que os três senadores maranhenses se reuniram em busca de uma solução em torno da refinaria de Bacabeira. A bancada maranhense está se mobilizando para encontrar uma saída”, revelou o petebista.