1494788346-99404497

Atual vice-presidente, ele venceu a disputa com o deputado estadual Zé Inácio e Em congresso realizado no último sábado, 13, na Fetaema, o Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão definiu Augusto Lobato como seu novo presidente no estado.

A presença do governador Flávio Dino (PCdoB) na abertura do congresso, na última sexta-feira, 12, deixou claro qual o caminho desenhado pela legenda para 2018. Lobato é assessor do próprio Flávio Dino e derrotou o deputado estadual Zé Inácio, que também não seguiria caminho diferente.

No Processo de Eleições Diretas (PED), a chapa “É Mudança – Lobato Presidente” venceu com folga a chapa “Zé Inácio e CNB – Por um Maranhão Mais Justo para Todos e para Lula”. A grande maioria dos delegados levantou o crachá a favor de Augusto Lobato, garantindo-lhe a vitória sobre Zé Inácio.

Lobato terá a missão de recuperar a imagem de um partido que, mesmo em territórios até então dominados por simpatizantes do partido, ganhou certa repulsa após os últimos escândalos envolvendo a então presidente da República, Dilma Rousseff.

Além de vencer o pleito, Lobato também será um elo entre o PT e a base governista do Estado já que, de todos os candidatos, era considerado o mais próximo dos aliados do Palácio dos Leões. O novo presidente contou com o apoio total do comunista para vencer a disputa.

Qualquer que fosse o presidente eleito no congresso o apoio a Dino já era garantido, mas havia diferença na discussão para uma eventual aliança. Venceu o atual vice-presidente, Augusto Lobato, e o apoio ao comunista consolidou-se.

Mais
Com o controle do PT maranhense, o governador Flávio Dino terá que definir uma questão partidária na definição de seu rumo eleitoral de 2016: escolher entre os projetos do PT ou do PSDB, dois partidos antagônicos em âmbito nacional, mas que estão na base do governo comunista no Maranhão. O PT, que tem maior tempo de propaganda que o PSDB, vai pressionar pela indicação do vice, hoje pertence aos tucanos.