Depois de ser eleito como surpresa nas eleições de 2012, quando teve a responsabilidade de assumir o legado do pai na politica, Elias Teixeira Lima, o Tchabal (PROS), voltou a surpreender nas urnas nas eleições deste ano. O candidato obteve 484 votos, quase 5% de todos os votos da Câmara de Bacabeira, se tornando o vereador com maior número de votos em um pleito municipal, superando o colega de plenário Antônio Carvalho (PCdoB) na campanha de 2012, quando ele obteve 440 votos.
Filho do falecido ex-vereador Lauzinho Oliveira Lima (PCB), Tchabal conta que acompanhou a apuração ao lado da família e dos amigos, no Distrito de Peri de Baixo, onde mora. Questionado sobre o sucesso nas urnas, ele considera o trabalho realizado nos últimos quatro anos, durante o primeiro mandato, o principal fator da sua vitória.
— Nós não tínhamos nenhum levantamento de quantos votos poderíamos alcançar, mas eu tinha estipulado como meta alcançar a mesma votação do pleito anterior, mas não imaginei que chegaríamos. Foi algo surreal. Encaro como um grande reconhecimento a esses quase quatro anos de primeiro mandato. É uma oportunidade que me é dada novamente para representar as pessoas de Bacabeira — afirmou.
Com 35 anos, 4 deles como vereador, Tchabal é um dos nomes mais experientes da Câmara Municipal a compor a bancada da prefeita eleita Fernanda Gonçalo (PMN). Em entrevista ao blog, ele abriu o jogo, falou da perseguição politica durante a campanha e definiu uma meta ambiciosa para a próxima legislatura: ser presidente da Câmara.
— Pra mim foi uma eleição muito difícil, pois passei toda a campanha desfazendo boatos a respeito da minha candidatura. No entanto, eu provei para os meus adversários, em especial o prefeito Alan Linhares (PCdoB), que eu tenho serviço prestado e o povo reconheceu isso nos dando mais quatro anos na Câmara — desabafou.
Tchabal diz que na politica sempre se espelhou no pai, o qual classificou como um politico “honesto, íntegro e trabalhador”. Segundo ele, seu genitor deixou uma marca no cenário politico do município que ninguém vai conseguir apagar.
— Desde criança eu sempre acompanhava o meu pai nessa luta em prol do povo de Bacabeira. Acredito que meu pai deixou uma marca no cenário politico do município que ninguém vai conseguir apagar. Eu busquei nele a inspiração necessária para ingressar na vida pública e é por ele que pretendo continuar essa luta sempre em busca de dias melhores para nosso povo — revelou.
No bate-papo com o editor do blog, Tchabal anunciou que irá se candidatar à presidência da Câmara de Bacabeira para colocar em prática algumas propostas que sempre defendeu.
—Pretendo me candidatar. Ainda vou discutir com os membros do grupo que apoiei, mas é meu objetivo — afirma o vereador, justificando o interesse mencionando a sua própria base eleitoral, que, segundo ele, diz querer vê-lo ascendendo na política.
Tchabal também se diz esperançoso quanto ao mandato da prefeita eleita Fernanda Gonçalo (PMN) que se iniciará a partir de janeiro do ano que vem.
— Ela acompanhou a gestão do marido em Santa Rita, por isso, acredito que terá a experiência necessária para administrar a nossa cidade. E eu, sendo presidente, pretendo contribuir com o novo governo — concluiu.