De O Imparcial

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é a terceira instituição mais procurada pelos candidatos. De acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC), com 136.480 inscrições, a UFMA ficou atrás apenas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 139.406 e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 176.285. O curso de medicina, com 185.818 pedidos, lidera o interesse, seguido de direito (128.929) e administração (95.272). O Sistema de Seleção Unificada (SISU) registrou 1.192.622 inscritos nesta segunda edição de 2015. Como cada estudante pôde fazer até duas opções de curso pelo sistema on-line, foram registradas 2.302.722 inscrições.

A UFMA ofertou, nesta segunda edição, 3.338 vagas para o segundo semestre de 2015, sendo 1.742 vagas para o campus São Luís, 436 vagas para o campus Imperatriz, 290 vagas para Pinheiro, 210 para São Bernardo, 170 para o campus Codó, 170 vagas para Chapadinha, 120 para Grajaú, 120 para o campus Bacabal e 80 vagas para o campus Balsas. Entre os mais de 136.480 inscritos, a jovem Laís Silva, de 20 anos, moradora do município de Matões do Norte, a 158 km de São Luís, conta que depois de concorrer por quatro vezes a vagas na Universidade Federal do Maranhão, pelo SISU, enfim realizou seu sonho de entrar para a UFMA. Ela, que vai cursar a faculdade de Letras, com habilitação em Língua Inglesa, conquistou uma das três vagas disponíveis na modalidade ‘pretos e pardos, estudantes de escola pública, com renda familiar menor ou igual a 1,5 salário’.

“Meu maior sonho sempre foi estudar na UFMA. Costumava passar em frente da universidade e imaginar o dia em que seria aprovada para estudar lá… Algo até então distante da realidade em que me encontro. Mas o SISU me proporcionou a oportunidade de realizar este sonho, não consigo descrever a alegria e emoção que senti ao ver que fui aprovada, só tenho a agradecer a Deus por ter me dado tão grande conquista”, relata emocionada.

Inscrições por estado
Em relação ao número de inscrições por estado, o Maranhão também se destaca. O estado aparece entre as 10 unidades da federação com maior número de inscritos no SISU 2015.2. Com as 136.480 inscrições, o Maranhão teve a quinta maior quantidade de candidatos a vagas em universidades federais no segundo semestre de 2015. O Maranhão também é destaque entre os estados de origem dos candidatos a vagas disponíveis no SISU. De acordo com os números do MEC, das 1.192.622 pessoas que se inscreveram na segunda edição do SISU 2015, 60.108 são maranhenses, o que coloca o estado na sétima colocação entre as 27 unidades da federação.

Nacional
Dentre os inscritos, 57% são mulheres. Do total geral, 60% dos candidatos (720.201) têm idade entre 18 e 24 anos. Os estados com maior número de inscritos são Minas Gerais (170.761), Rio de Janeiro (140.788) e São Paulo (125.584).

Nesta edição do Sisu, foram abertas 55.571 vagas. Consideradas as duas edições do ano, são 261.085 em 2015, o que representa acréscimo de 17% em relação às 222.813 oferecidas em 2014. Este ano, o governo federal totaliza 726.640 vagas abertas na educação superior, com todas as edições do SISU, do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Por meio do SISU, sistema informatizado do Ministério da Educação, instituições públicas de educação superior oferecem vagas a participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste segundo semestre, puderam concorrer os candidatos que participaram do Enem de 2014 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero.

O resultado desta edição está disponível na página do SISU na internet. As matrículas serão realizadas nos dias 19, 22 e 23 próximos. O prazo para manifestar interesse em integrar a lista de espera termina no dia 26. A convocação, pelas instituições, dos candidatos da lista de espera está prevista para 2 de julho.

 Matrículas suspensas

Em assembleia geral de greve realizada na tarde da última quarta-feira (17), os técnico-administrativos em educação da UFMA, aprovaram por unanimidade a suspensão das matrículas do Sistema de Seleção Unificada (SISU) acompanhando a orientação aprovada no Comando Nacional de Greve – CLG/Fasubra, em Brasília.

Os trabalhadores denunciam as precárias condições que os estudantes aprovados para a UFMA irão encontrar na universidade, depois, principalmente, do corte de verbas realizado pelo Governo Federal no início do ano na ordem de 9 bilhões de reais. A falta de recursos está inviabilizando a manutenção até mesmo de serviços essenciais na universidade, a exemplo da falta de pagamento dos fornecedores de alimentos do restaurante universitário, que pode fechar a qualquer momento.

As matrículas estão suspensas desde ontem e segue na próxima segunda-feira, dia 22, e terça-feira, dia 23, como forma de pressionar o Governo Federal, através do Ministério da Educação – MEC, e Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, a atender a pauta de reivindicações que se estende desde o ano de 2012. A reposição de 27,3% no piso salarial, a realização de concurso público para preenchimento de todas as vagas em aberto, a devolução e repasse de verbas para a UFMA, além do reposicionamento dos aposentados e pensionistas no Plano de Carreiras da categoria são algumas das principais reivindicações do movimento.

Ao longo dos próximos dias ações sistemáticas de fechamento das bibliotecas da universidade, setores administrativos e Hospital Universitário serão paralisados na tentativa de efetivar o encaminhamento das negociações com o governo, disse Mariano Azevedo, presidente do Sintema.

Os trabalhadores em educação estão buscando diálogo com os estudantes através do Diretório Central de Estudantes – DCE, e com os professores através das entidades representativas (Apruma e Sindufma) no intuito de construir uma greve unificada, e assim, sensibilizar toda a comunidade universitária e a sociedade em geral acerca da problemática que passa o ensino superior do país. “A sociedade precisa entender que nós estamos lutando por todos nós”, disse Jorge Mendes, dirigente sindical e membro do Comando Local de Greve – CLG/Sintema.

Ainda durante a assembleia, durante os informes, foi repassado aos presentes que os professores da UFMA estão em greve desde o dia 10 de junho, e que os trabalhadores do IFMA, campus Maracanã, estão em estado de greve podendo deflagrar o movimento a qualquer momento.

Os membros da mesa disseram que o Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu liminar favorável à Fasubra, abrindo prazo de 10 dias para que o MEC e MPOG, se manifestem sobre a greve dos trabalhadores em educação de todo o país. A pressão é para que o Governo negocie de fato e encaminhe as demandas debatidas exaustivamente ao longo de anos na mesa de negociação da categoria com o MEC.