As obras de infraestrutura da Prefeitura de São Luís na galeria onde escorre o esgoto na área conhecida como Oscar Frota, em alusão ao comerciante do mesmo nome ali estabelecido, foram vistoriadas na quinta-feira, 20, pelo vereador Fábio Câmara (PMDB), a pedido de moradores da região.
O objetivo da visita foi verificar o andamento das obras para posteriormente definir uma linha de atuação frente à Subprefeitura do Centro Histórico, órgão responsável pela execução dos serviços na área.
Os comerciantes do local afirmaram ao parlamentar que a desocupação da área da galeria, onde outrora foi o igarapé do Portinho, por onde navegavam embarcações oriundas da Baixada maranhense, trouxe grandes prejuízos.
Segundo eles, a prefeitura fez a retirada do Bar São Sebastião, que ali se instalou há 40 anos, alegando que iria construir uma rua sobre a galeria com placas de concreto, mas, de acordo com os relatos, já se passaram cinco meses e a obra continua parada sem serviço.
“Fecharam o Bar São Sebastião para passar uma rua, com isso, os frequentadores do ambiente se afastaram. Com a redução dos clientes diminuindo a renda, aumentando a preocupação”, disse o comerciante Edidalizio Lemos Dutra, de 38 anos.
Para a dona de casa Josilene dos Santos, de 46 anos, a obra não vai mudar muito a situação dos alagamentos na região, pois a galeria não será desobstruída o suficiente, visto que dois grandes empreendimentos comerciais avançaram e tomaram parte da galeria.
“Porque não derrubaram parte destes grandes comércios construídos sobre a galeria?”, indagou afirmando ainda que com a retirada do Bar São Sebastião a área da galeria virou rota de fuga para os assaltantes que agem na praça e nas ruas adjacentes e que por ali escapam da polícia.
Após constatar o problema no local, Fábio Câmara afirmou que irá apresentar um requerimento solicitando informações à Prefeitura, questionando quem é o responsável pela finalização dos trabalhos no local e os motivos pelos quais o serviço ainda não ter sido concluído.
“Precisamos de um posicionamento oficial sobre essa obra. O subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Farias Carvalho, um dos responsáveis pelo serviço, esteve aqui em março e fez uma promessa de que a revitalização da área iria ser concluída em 90 dias. Os meses se passaram e até agora nenhum da promessa foi cumprida. Vou apresentar um requerimento na Câmara pedindo informações sobre a paralisação das obras”, garantiu o parlamentar.