Um contrato milionário firmado pela gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD), com a empresa Sogo Tecnologia e Serviços Ltda, de João Pessoa – PB, no valor de R$ 5,3 milhões, para “fornecimento de sistema de virtualização, tramitação digital de processos e documentos administrativos, automatização de fluxos de trabalho, licenciamentos públicos e gerenciamento de informações, visando atender às necessidades da Secretaria Municipal de Administração – Semad, e demais órgãos”, foi denunciado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) por supostas irregularidades e direcionamento.
A representação sob o nº 7424/2022 foi apresentada no dia 31 de outubro do ano passado pela empresa Sydle Sistemas Ltda, com sede em Belo Horizonte-MG. No documento, ao qual o blog do Isaías Rocha teve acesso, a firma pede providências acerca do contrato e comunica possíveis irregularidades em torno da escolha e conduta dos servidores que compuseram a comissão do certame. A representação tem a relatoria do conselheiro-substituto Antônio Blecaute Costa Barbosa.
A denúncia aponta o afastamento de proposta mais vantajosa, através de prova de conceito extremamente rigorosa e formalista; participação da mesma pessoa como representante de pessoas jurídicas distintas no certame; ausência de motivação e combate aos argumentos na fase recursal do certame pela comissão; exigências do Edital que podem indicar direcionamento no certame; e necessidade de melhor verificação do valor aceito para a proposta vencedora.
“Ainda que, aparentemente, o processo tenha seguido o ritmo esperado, com a inabilitação de empresas que não demonstraram as exigências contidas no Edital de licitação, no tocante à qualificação técnica, a conduta da Prefeitura principalmente na fase da prova de conceito coloca em xeque a legalidade e legitimidade da disputa”, diz trecho da petição.
Proposta com R$ 2 mi de diferença
Na Representação, a concorrente aponta quebra de isonomia bem evidente no caso e o fato da comissão ter ignorado uma detentora de proposta mais vantajosa para a gestão municipal. “O resultado de todas essas irregularidades é, primeiro: a diferença de mais de 2 (dois) milhões de reais, entre a proposta da Representante e da empresa Sogo. Segundo: a contratação da solução da empresa Sogo pelo incrível valor de R$ 5.399.200,00, sendo que a Administração dedicou menos de 5 (cinco) horas para verificar seu atendimento às exigências técnicas do Edital de licitação”, narra outro trecho da denúncia.
O documento sob análise do TCE também aponta diversas funcionalidades exigidas pelo edital de licitação, que devem integrar a solução de tecnologia da informação, que denotam direcionamento em favor da empresa vencedora do certame.
O Item 55 em conjunto com o Item 57, por exemplo, diz que “não exige instalação de nenhum plugin, applet ou aplicativo no computador do usuário para sua utilização; e possuir suporte a certificados do tipo A1 da ICP-Brasil e dispositivos criptográficos (tokens e smartcards) para certificados do tipo A3, emitidos por Autoridades Certificadoras vinculadas a cadeia da ICP-Brasil; (A utilização de dispositivos criptográficos (tokens e smartcards) para certificados do tipo A3, por si só, pressupõe a instalação de applet, Plug-in e aplicativo, para conversar os dispositivos físicos, dado que o navegador não disponibiliza tecnologia própria para tal”.
“Da forma como foi definido no edital, o atendimento simultâneo de ambos os requisitos seria inviável, o que torna impossível o atendimento dos itens por qualquer licitante. Ainda assim, tais itens foram validados na prova de conceito da empresa Sogo”, completa a denúncia.
“Resta evidente o potencial e iminente prejuízo ao erário, a ser causado pela conduta ilegal e parcial da Comissão, que dá causa à contratação de proposta que não é a mais vantajosa para a Prefeitura. Diante da proximidade de assinatura do Contrato Administrativo competente, é urgente que seja tomada medida liminar nos termos do Regimento Interno do Tribunal para suspensão do trâmite”, concluiu.
Outro lado
O blog procurou a Prefeitura para comentar as denúncias e aguarda um posicionamento oficial. A empresa citada também foi procurada, mas não conseguimos contato para que ela pudesse se manifestar.
Documentos
Clique aqui e confira a íntegra a Representação
Saiba as regras do Edital para fornecimento de sistema de virtualização
Leia a Ata de sessão do Pregão Eletrônico 141/2022 que consagrou a Sogro
E aqui a Ata de sessão do Pregão Eletrônico 141/2022 com parecer sobre a Sydle
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Todos os contratos da gestão Braide deveriam ser investigados, pois já contratos milionários até para fornecimento de cartão magnético para que motoristas da administração coloque combustível nos veículos. Vários contratos de empresas de consultoria. Basta dar uma olhada na transparência para verificar que tem contratos para os mais variados fins que antes não existiam. Não estou dizendo que são ilícitos, são apenas estranhos.