Conheça a história do vereador que está há duas décadas na Câmara de Bacabeira

Spread the love

Filiado ao PSL, Romualdo está pronto para buscar sexto mandato consecutivo em 2020

Em 2000, Romualdo foi eleito pelo PP para o 1º mandato com 212 votos – Foto: Arquivo

No exercício do quinto  mandato e depois de ter sido presidente da Câmara Municipal de Bacabeira por três vezes consecutivas, entre os biênios 2011-2012, 2013-2014 e 2015-2016, o vereador Antônio Romualdo Barbosa Oliveira, está fazendo história não somente na política bacabeirense, mas também na região e até mesmo no estado. Aos 63 anos, o decano da Casa, é um dos parlamentares mais antigos do Maranhão que continua em atividade.

O parlamentar que costuma ser chamado pelo segundo nome é uma pessoa extremamente simpática, que chega à Câmara diariamente conversando com funcionários da Casa e quem mais encontrar pela frente. Filho do casal Paula Barbosa de Oliveira e Antônio Benedito Oliveira, nasceu em 07 de janeiro de 1957, no Povoado Gameleira, onde mora desde então. Ele costuma afirmar  que sempre teve vocação para a política.

O vereador bacabeirense completou 20 anos de mandato em 2020. Só pra se ter ideia, sua trajetória politica se confunde com a própria história do município que completou 25 anos de emancipação em novembro de 2019. Não é a toa que ele foi eleito para o seu primeiro mandato na eleição de 2000, quatro anos depois da primeira eleição de Bacabeira, em 1998.

Romualdo está na vida pública desde 1998. Até hoje, perdeu apenas essa eleição. Naquele ano, ele fazia sua estréia na disputa para o cargo de vereador pelo PSD, mas não obteve êxito na época, conquistando apenas a suplência com 94 votos. Foi eleito para seu 1º mandato quatro anos depois, na eleição de 2000, onde conquistou 212 votos. De lá pra cá, não perdeu mais nenhuma disputa.

Romualdo pode quebrar marca de outro decano: Totó, que tirou sete mandatos

No pleito de outubro deste ano, Romualdo vai buscar seu sexto mandato consecutivo pelo PSL. Se lograr êxito nas urnas, vai completar na próxima legislatura 25 anos de mandato. Ele diz estar pronto para mais uma batalha. “Acredito que a sociedade bacabeirense confia no meu trabalho. Eu continuo o mesmo, faço campanha visitando as pessoas em casa, conversando bastante. Não sou de correr da disputa. A idade já é avançada, mas me sinto um menino, cheio de saúde e disposição”, afirma.

O decano também foi um dos recordistas na região como presidente da Câmara de Vereadores. Com três biênios soma seis anos de comando. Em 2017, poderia disputar mais um mandato para a Mesa Diretora, já que sua coligação tinha eleito 07 dos 11 vereadores, mas preferiu se abster depois que o grupo da prefeita Fernanda resolveu fazer sua escolha por um candidato que tinha apoiado a atual chefe do executivo. “Eu tenho uma forma muito diferenciada de fazer politica. Não gosto de me indispor e sou claro com meus gestos e posições”, justificou.

Vereador há 20 anos, Romulado continua se dedicando à sua vida política. Em contato com o blog, ele deu a receita dos ingredientes que o fizeram seguir na Câmara de Bacabeira desde 2000. “A gente se envolve com a comunidade e é uma responsabilidade muito grande representar as pessoas no Poder Legislativo. Eu gosto muito do que faço. Fico feliz em poder contribuir com a história de Bacabeira ao longo de 20 dos 25 anos de emancipação”, avalia.

TRAJETÓRIA POLÍTICA
Em 1998, Romulado disputou sua primeira eleição pelo PSD, mas não obteve êxito, conquistando apenas a suplência com 94 votos. Em 2000, foi eleito pelo PP para seu 1º mandato com 212 votos. Em 2004, foi reeleito com 252 votos para o 2º mandato. Em 2008, foi reeleito pela 3ª vez com 264 votos. Em 2012, pelo PTB foi terceiro colocado nas urnas, com 376 votos e reeleito pela 4ª vez. No pleito de 2016, concorrendo no DEM, foi reeleito para o 5º mandato consecutivo com 340 votos. Em 2020, está pronto para buscar o sexto mandato consecutivo pelo PSL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *