1514477901-507171404

De O Estado – Um grupo formado por vários empresários se reuniu, no fim da manhã desta quinta-feira (28), na porta da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan-MA), no Calhau, para protestar contra a falta de pagamento de várias secretarias do Governo do Estado. Segundo os empresários, o governo deve desde fornecedores de móveis a empresas que fornecem água e papéis higiênicos. Os empresários afirmam que sequer foram recebidos por algum representante do executivo. Muito deles, que são microempresários, ressaltam que estão com dívidas de 13º salário de funcionários e estão sendo “sufocados” pela situação.

Na porta da Seplan, se reuniram fornecedores de móveis, suprimentos de informáticas, água, gás, material de papelaria entre outros. Todos cobrando dívidas de várias secretarias do Governo do Maranhão. Por exemplo, um dos empresários afirmava que a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) deve de moedor de carne até material de cantina.

“Eu trabalho com móveis. Entreguei cadeira, mesa, tudo. Não recebi nada. E o problema maior são os impostos, que nós temos que pagar. Agora, a maioria dos empresários aqui não pagou 13ª salários dos seus funcionários. Isso é uma situação que está fora da lei. Os seguranças não deixaram nem a gente entrar na secretaria. No entanto, ninguém recebeu a gente”.

Os empresários afirmam que as secretarias que mais devem são a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (SECTUR). Porém, eles garantem que quase todas as secretarias estão devendo.

No fim do protesto, representantes de algumas secretarias apareceram no local para tentar acalmar os ânimos dos revoltosos, mas não até o momento foi resolvido.