Uma pesquisa do Ibope divulgada pela TV Mirante sobre a corrida eleitoral em São Luís ganhou holofote na imprensa maranhense na noite desta sexta-feira (20). Os dados apontam ‘liderança’ do candidato Eduardo Braide (Podemos) com uma ampla ‘vantagem’ em relação ao seu adversário de 2º turno, Duarte Júnior (Republicanos).
Mas, afinal, pode-se ou não confiar no que os números dizem? Sim! Diferente das palavras, os números não mentem! No entanto, para compreendê-los são necessários conhecer a metodologia e a tal margem de erro.
Exatamente por isso, nem tudo é tão obscuro ou vago no mundo das estatísticas. A verdade é que elas são fundamentais para a compreensão da realidade. O problema é interpretá-las corretamente.
Mas o que dizem os números do Ibope sobre a corrida eleitoral na capital maranhense nessa segunda etapa da disputa? Eles dizem tudo!
A nove dias das eleições municipais do 2º turno, a verdade é que Braide e Duarte estão tecnicamente empatados na disputa no limite da margem de erro de 3 pontos percentuais, segundo pesquisa realizada pelo Ibope, sendo que apenas 1 ponto separa os dois candidatos.
No cenário da pergunta estimulada, Braide aparece com 49% de intenção de votos, porém, com os 3 pontos percentuais para menos da margem de erro, fica com 46% de preferência. Duarte que aparece com 42% de aceitação, com a margem de erro para mais, sobe para 45% e cola no adversário sendo separado por apenas 1 ponto, quando se leva em consideração a estatística que expressa a quantidade de erro amostral aleatório do levantamento. Não sabe marcou 2% e nulo registrou 7%.
Outro dado que precisa ser levado em consideração é o crescimento dos dois candidatos. Braide, que terminou com 37%, subiu 12 pontos e agora aparece com 49%. Duarte, por sua vez, fechou com 22% e subiu 20 pontos e agora aparece com 42%.
DADOS DA PESQUISA
A avaliação do cenário municipal em São Luís foi realizada no período de 18 e 20 de novembro de 2020, com 805 entrevistas. A margem de erro é de 3 pontos para cima ou para baixo e o nível de confiança de 95%. A pesquisa tem registro na Justiça Eleitoral com o número MA‐02619/2020.