Resultado eleitoral em vários municípios refletiu pesquisas feitas pelo Emet

Spread the love

Houve acerto de quem foi para o 2º turno em São Luís, inclusive, com quase a mesma margem

As pesquisas eleitorais produzidas pelo Emet Instituto ao longo dos últimos meses apresentaram resultado semelhante aos obtidos nas urnas em praticamente todos os municípios onde realizou estudo no primeiro turno das eleições no Estado.

As amostragens divulgadas pelo programa Na Hora, da Rádio 92.3 FM, em parceria com o portal Rádio Notícia Maranhão, revelam que houve acerto de quem foi para o 2º turno em São Luís, inclusive, com quase a mesma margem das urnas.

Os candidatos eleitos no último domingo (15) não foram os únicos vitoriosos. O Emet também saiu como um ‘vencedor’ na categoria de pesquisas, já que conseguiu prever corretamente os resultados em Bacabeira, Rosário, São Luís, e em diversas cidades onde realizou levantamentos eleitorais.

O caso mais surpreendente foi em Rosário. Na cidade, foi o único que apontou que o empresário Calvet Filho (PSC) venceria a disputa pelo Palácio Ivar Saldanha com 46,69%. O resultado das urnas confirmou exatamente com o levantamento produzido pelo Emet.

O instituto também cravou a vitória de Fernanda Gonçalo (PMN) em Bacabeira. Dois dias antes das eleições, a empresa de pesquisas apontou a que a prefeita seria reeleita com 58% dos votos. Nas urnas, a candidata do PMN obteve 57,29%, confirmando exatamente a previsão.

Em São Luís, a nove dias do primeiro turno das eleições, o Emet apontou o deputado Eduardo Braide (Podemos) com 37.05% contra 18.83% do deputado Duarte Júnior (Republicanos), cenário que apontava para um 2° turno na capital maranhense. Mais um acerto cravado pelo instituto.

Nesta terça-feira (17), o blog comparou as pesquisas com o resultado das urnas e confirmou que o resultado eleitoral refletiu as amostragens feitas pelo Emet.

As pesquisas eleitorais não são uma previsão do resultado, mas um retrato do momento em que são feitas, portanto, oscilações entre um dia e outro são naturais.

TRANSPARÊNCIA E CONFIANÇA
Em agosto deste ano, em uma ação inédita, o empresário Fernando Bastos, que é diretor do instituto, enviou ofício ao Ministério Público Eleitoral – MPE, convidando o órgão controlador a auditar suas pesquisas. Além disso, solicitou também do Parquet o acompanhamento online de todas as pesquisas registradas que são realizadas em qualquer lugar do País, garantindo com isso a transparência e confiança nos estudos que realiza.

“Sabes por que escolhi esse nome para minha empresa? Justamente porque em hebraico significa verdade. Não tenho qualquer receio em disponibilizar o nosso sistema para ser auditado pelo Ministério Público Eleitoral ou qualquer outro órgão que queira fazer. Eu tenho consciência do trabalho que prestamos, e sei que com a verdade, passaremos e chegaremos a qualquer lugar”, enfatizou Bastos.

SISTEMA 100% ANTIFRAUDE
Lançado em março de 2019, com a proposta de um conceito inovador no estado, o Emet, surgiu com a missão de compreender, interpretar e esmiuçar, traduzindo em números, informações com uma filosofia de trabalho que alia rigor técnico, ousadia e transparência na execução dos levantamentos.

Fernando explicou que como os pesquisadores do instituto não usam papel, a tecnologia é única, exclusiva e que a empresa transmite tudo conforme a lei determina para o sistema do TSE PesquEle.

O que faz a metodologia aplicada também ser 100% antifraude. “A Emet veio para trazer a verdade para a política”, destacou.

PRÊMIOS POR 100% DE ACERTO
O Instituto que revolucionou o método de levantamentos eleitorais no Maranhão tem a personalidade e o nível de qualidade garantido por uma estaticista premiada nacionalmente. A doutora Kalline Fabiana Silveira, graduada em Ciências Climáticas (doutorado) e Estatística (mestrado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é responsável pelo Departamento de Estatística, Pesquisas de Mercado, Consumo e Intenção de voto da empresa. A estaticista ganhou dois prêmios por 100% de acerto nas pesquisas que realiza.

1 pensou em “Resultado eleitoral em vários municípios refletiu pesquisas feitas pelo Emet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *