Bacabeira investe em monitoramento por câmeras para combater crimes

Spread the love

Com o objetivo de proporcionar mais segurança, a Prefeitura de Bacabeira, iniciou nesta semana a implantação do mais completo sistema de videomonitoramento de ruas e avenidas de intenso fluxo de veículos e de pessoas em pontos estratégicos da cidade. Medida visa auxiliar os serviços de fiscalização da Guarda Municipal.

Por trás dos olhos eletrônicos, são os olhos humanos que vão monitorar a movimentação. Os guardas municipais estarão de olho 24 horas por dia nas câmeras instaladas pontos estratégicos. A previsão é que até o final desse semestre todos os equipamentos já estejam funcionando, com as imagens transmitidas em tempo real numa Central Integrada de Monitoramento (CIM).

A prefeita Fernanda Gonçalo enfatizou que cumpre com satisfação mais um dos compromissos de campanha com ações voltadas para segurança pública. “É mais um que contribuir com a segurança do cidadão bacabeirense. O objetivo do projeto é combater crimes de uma forma geral, mas principalmente o furto de celulares e motos”, disse.

O secretário capitão Lucas Lindoso, titular da Semus e coordenador do Pacto Pela Paz, que possui formação em Segurança Pública, destacou a importante iniciativa da prefeita Fernanda na implementação dos equipamentos que, segundo ele, vai contribuir na redução da violência e garantia da paz.

De acordo com ele, as câmeras que estão sendo instaladas irão auxiliar as ações da Guarda na preservação do patrimônio público (atos de vandalismo) e em ocorrências policiais, tais como roubos e furtos. Além disso, irá auxiliar na identificação de pessoas que cometam delitos nas áreas cobertas pela vigilância eletrônica.

“A ferramenta de vigilância eletrônica tem outras funções também. As imagens poderão ser requisitadas pelo Poder Judiciário como prova de cometimento de delitos”, destacou.

Neste primeiro momento, os locais que receberão as novas câmeras são as vias com maior movimento como as praças da Sede e de Periz de Baixo. As imagens das câmeras serão transmitidas em tempo real para a Central Integrada de Monitoramento, onde poderão ser vistas 24 horas pelos guardas e também por todos os órgãos que trabalham diretamente com segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *